quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CRIAR E RENOVAR

Preste atenção à oração de Davi no Salmo 51 versículo 10: "Cria em mim , ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável". Coração na Bíblia representa a sede de todos nossos sentimentos e desejos. Quando Davi pede para Deus Criar um coração puro, ele está reconhecendo humildemente que suas intenções mais profundas sempre foram impuras. A queda de Davi (no caso de Bete-seba) foi o resultado de uma vida inteira e não apenas de um momento.

Nosso coração é continuamente mal. E nossas intenções, geralmente são voltadas para nós mesmos, revelando um egocentrismo desenfreado. A verdade é que precisamos de um coração totalmente novo. E Jesus tem esse poder de nos fazer Nova Criação (2Co 5:17). Procure reconhecer isso em sua vida o quanto antes, pois depois da queda, os danos são grandes e atingem muitas pessoas queridas.

Uma das consequencias da queda de Davi é que ele perdeu o espírito inabalável de outrora. Quando jovem ele foi capaz de enfrentar Golias, o gigante. Tinha habilidade para se relacionar com Saul, seu rei, mas também seu algoz. Mas agora depois da queda, ele via seu reino se dissolvendo e sua própria casa voltando se contra si. Ele sentiu que a base na qual se firmava foi removida.

Existem coisas nas nossas vidas que perdemos. Mas uma coisa não pode ser perdida em hipótese alguma: O Espírito Santo. Se você sente que perdeu a base na qual se apoiava, faça como Davi e diga a Deus: Não retires de mim o teu Espírito. Só tem um espírito inabalável aquele que tem intimidade com o Espírito Santo.

Então primeiro ore para que Deus crie um coração novo dentro de você e depois, todos os dias entre na presença do Espírito Santo para que ele renove o seu espírito e te torne inabalável diante das lutas.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CONSUMISMO

Vivemos para consumir. Todos os dias somos desafiados a consumir alguma coisa. Precisamos comer, vestir, dormir, amar, etc. E também tem os comerciais de televisão, que entram na nossa mente e faz nos pensar que necessitamos desesperadamente do produto que está a venda. Associe isso ao nosso desejo frenético de consumo e pronto, teremos várias pessoas gastando até o que não tem para tentar sentir algum tipo de felicidade.
 
Não bastasse tudo isso, o homem consome as florestas, os rios e os animais. É um apetite foraz que parece não acabar mais.
 
Por fim o homem também consome a si próprio. Em primeiro lugar aproveitando se uns dos outros. Pessoas que usam outras pessoas como se fossem objetos descartáveis. Pessoas que não se dão ao respeito e se deixam serem usadas. Pessoas que não param um minuto na vida para refletirem e agradeser a tudo o que Deus tem feito.
 
O problema principal do consumo é que ele inevitávelmente gera lixo. O consumo cotidiano gera o lixo doméstico. O consumo da natureza gera poluição, desertos e catástrofes inimagináveis. O consumo de si próprio gera o lixo da solidão, do vazio existencial, do sentimento de insignificância, das guerras. Creio que você pode imaginar muito mais coisas do que escrevi aqui.
 
Só precisamos entender uma coisa: Jesus nos basta para termos nossas necessidades supridas. Ele tem o poder para nos livrar do espírito da sanguessuga (Provérbio 30:15), e ainda acrescenta tudo o que temos de necessidade (Mateus 6:33). Confira Lucas 10:41 e 42; "Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". Maria havia escolhido ficar aos pés do Senhor Jesus. Reflita sobre isso essa semana. Deixe de ser um consumista desenfreado, e comesse a doar mais. Doe tempo para Deus e para a sua família e amigos! A Bíblia também diz que mais bem aventura coisa é dar do que receber. (Atos 20:35). Deus o abençoe e Boa semana...

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

TENHO SEDE

Ajoelhe-se, ore e beba do Espírito Santo.
Atualmente vivemos em um mundo onde as notícias correm velozmente. Geralmente são más notícias. Entra na nossa sala a informação que o tráfico aumentou, que a criança foi assassinada, que o político era corrupto, que a mulher foi violentada, que o preço subiu, que a guerra estourou, etc.

Nosso coração sente um vázio profundo. Vivemos a nos perguntar se as coisas vão melhorar. O tempo vai passando e parece que só piora.



Jesus, na cruz, vendo que a obra já estava consumada exclamou: Tenho sede! (João 19:28) A sede dele era física devido as hemorragias. Mas também reflete uma realidade espiritual, a qual esta retratada nas bem aventuranças de Mateus 5 como a "sede de justiça". Deram vinagre para Jesus beber, mas não se mata a sede com vinagre e sim com água. Tendo bebido o vinagre, Jesus expirou. Mas ao terceiro dia Ele ressuscitou prometendo a vinda do Consolador. Esse é o Espírito Santo fluindo como um rio de águas vivas do nosso interior (João 7:38-39).

Tudo isso indica que Jesus veio para trazer uma esperança à humanidade. O vinagre foi a forma humana de resolver a situação. Mas a forma de Jesus foi um processo de transformação. Precisamos entender que em nós mesmos não temos a força, nem a inteligência, necessária para supri nossa sede de justiça. O mundo sem Deus não vai melhorar. Mas se deixarmos o Espírito Santo falar conosco, saberemos que Ele pode saciar a nossa sede e ainda nos ajudar a ensinar aos outros como alcançar o refrigério para suas almas.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

SONHOS

O Sonho é um instrumento poderoso nas mãos de Deus. É por isso que Ele sempre coloca grandes sonhos nos corações das pessoas, as quais sentem-se motivadas a prosseguir em frente. A pessoa que não sonha vai morrendo aos poucos. Se você ainda não viu o seu Sonho se realizar persevere. Se você desistiu de sonhar, ore; e ore muito mesmo para que Deus ressuscite seus sonhos e/ou lhe dê novos sonhos. Veja alguns benefícios para quem tem sonhos:

O Sonho é um combustível que não deixa nossa vida parar. Chegar ao objetivo de Deus para nossa vida nos dá uma razão para lutar e continuar respirando. Quem desiste de sonhar, perde a vontade de continuar em frente.

O Sonho permite com que você reconheça Deus nos seus caminhos. Todas as vezes que você estiver triste por não conseguir atingir os seus objetivos, Deus vai levantar alguém para falar com você. Ele via se mostrar a você e dizer que o que Ele prometeu Ele vai cumprir. Observe isso na vida da Abraão. Quando ele ficava desencorajado Deus lhe dizia: "Abraão, olhe para as estrelas, pois se alguém conseguir contar as estrelas, também conseguirá contar o número dos seus descendentes".

O Sonho define sua identidade. Talvez você queira ser médico. Se o seu sonho em ser médico for ficar rico, é provável que sua identidade seja de um mercenário. Contudo, se o sonho que lhe motiva a ser médico é salvar pessoas, sua identidade será de um vocacionado por amor.

Termino dizendo que é importantíssimo sonhar os Sonhos de Deus. E também trabalhar a motivação do nosso coração para que Ela seja correta. Fazendo assim, lograrás bom êxito em seus empreendimentos, pois o Senhor o abençoará.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

GUARDE O CORAÇÃO

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração
porque dele procedem as fontes da vida".
Provérbios 4:23
O coração é um bem precioso que muitas pessoas estão cuidando mal. A consequência obvia é que as pessoas estão ficando tristes, deprimidas, desgastadas e desgostosas com a vida que levam. Então é hora de aprender a cuidar bem do coração. Para isso siga as dicas da Palavra do Senhor. "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida" Provérbios 4:23.

Guarde o coração das mágoas. Existem muitas pessoas sofrendo por causa de erros que cometeram no passado. Outras sofrem por terem sido agredidas física e/ou emocionalmente. A mágoa não é boa e sempre traz um desconforto nos relacionamentos. É comum que pessoas que não sabem guardar o coração das mágoas fiquem doentes, e até experimentem a morte. E a única forma de guardar o coração deste mal é Perdoando. Perdoe, perdoe sempre!!! Pessoas que perdoam estão cuidando bem do próprio coração.

Guarde o coração de paixões da carne. Os desejos da carne são passageiros. Muitos jovens usam uns aos outros para satisfazerem seus desejos emocionais e até sexuais e depois jogam esse relacionamento no esquecimento. Isso gera um vázio no coração e uma profunda infelicidade no indivíduo. Para guardar o coração desse mal ame. O amor verdadeiro jamais acaba!!! (1 Coríntios 13:8). Espere o momento e a pessoa certa para entregar o seu coração, e você vai descobrir como é bom construir um relacionamento saudável a dois.

Guarde o coração do isolamento. Pessoas que não tem amigos ficam sem base para viver bem. Saiba granjear amigos para que no momento da adversidade você tenha quem te ajudar. Sirva o seu próximo com amor e Deus vai lhe recompensar com muitos irmãos.

Guarde o coração em dias ruins. É claro que na vida sempre passamos por aflições. Isso faz parte da vida na terra. Mas quando tudo parecer perdido ensine o seu coração a ter esperança e confiar que dias melhores virão. Seja firme nos seus própositos e você vai conseguir encontrar uma saída.

Guarde o coração entregando-o a Jesus. Esse é o ponto fundamental. Jesus está pronto para fazer de você um(a) conquistador(a) por exelência. E depois quando partirmos deste mundo Ele nos mostrará o que conquistou por nós e para nós.

domingo, 4 de novembro de 2012

SEM DESCULPAS PARA NÃO ADORAR

"Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores". João 4:23
 
Adore a Deus não apenas de boca pra fora, mas com todo coração. Ele não se agrada de tolos que usam de mentiras e hipocresias.

Mas quem adora a Deus em Espírito em Verdade agrada ao Senhor e tem uma vida repleta de bons frutos. Em espírito indica que posso adorar a Deus em qualquer lugar, e em verdade indica que Deus vê o que realmente está no nosso Coração.

Agora é hora de Adorar! Então Adore, pois, não há mais desculpas!!!

sábado, 3 de novembro de 2012

OS DOIS MALFEITORES

"Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso". Lucas 23:39-43

É possível encontrar neste texto uma referência de igreja. Os dois ladrões representam dois tipos de crentes. O Crente natural que anda segundo a carne, e o Crente Espiritual que anda segundo o Espírito.

O Primeiro está relacionado com o ladrão que blasfemava contra Jesus. A motivação do seu coração estava presa à sua nessecidade de sair daquela cruz e ser livre das suas tribulações na terra. Existem pessoas que professam a fé em Jesus na esperança de apenas receber coisas na terra: dinheiro, casa, carro, viagens, casamento, etc. Isso não está cem por cento errado, mas a nossa fé não pode estar centrada nas coisas do mundo. Pois como está escrito "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens." 1Co 15:19. O Crente Carnal é cheio de vontade própria, e pensa só em si mesmo.

Jesus como nosso maior exemplo negou a sua vontade e foi obediente a Deus: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai". Filipenses 2:5-11.

O Segundo está relacionado com o ladrão que foi perdoado. Perceba como ele é humilde e antes mesmo de dirigir a palavra a Jesus, ele primeiro faz um reconhecimento da situação em que ele se encontra. Ele sabia que era um ladrão e que estava sendo condenado pelos seus próprios crimes. O Crente cheio do Espírito Santo sabe que sem Deus não é nada. Então ele ora dizendo a Jesus: "Senhor, lembra te de mim quando entrares no teu reino". Esse ladrão sabia que Jesus era o Senhor e dono absoluto de tudo.

Ore a Deus reconhecendo a sua posição . Sem Ele nós estamos perdidos e a condenação é certa. Mas se reconhecermos que Ele é Senhor sobre nossas circuntâncias, então vamos orar segundo a Sua vontade e teremos a resposta almejada. Lute para fazer parte do reino de Deus pois o reino do mundo é transitório e sua alegria passageira. Mas o que Ele tem para nós em seu Reino é Eterno.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

UM CONSOLO PARA A MORTE

Hoje é o feriado do dia de finados. Muitas famílias estão tristes com a perca de pessoas queridas, e vão ao cemitério para visitar seus mortos. E isso é perfeitamente normal e compreensível.

A palavra morte significa separação. Na morte física o corpo se separa da alma. E também há uma separação das pessoas com quem convivemos na terra. Isso indica que a morte física não é o fim de tudo. A Bíblia diz que haverá ressureissão dos mortos (Apocalipes 20:13).

"Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11:25). Então fica claro que ainda resta uma esperança de que essa separação (morte) não seja eterna. Contudo existe uma condição: Crê em Jesus.

A nossa preocupação prioritária deve ser com a morte espiritual. Essa é a separação definitiva e final da presença de Deus. E devemos nos preocupar com isso enquanto estamos vivos, pois depois da morte não teremos mais tempo para o arrependimento. Hebreus 9:27 diz: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo". Confira também Lucas 16.

Hoje é um dia muito especial para reflexão. O que estamos fazendo com nossa vida? Se a morte física chegar, precisamos estar preparados para a vida eterna. Jesus é o consolo para morte. Por mais que saibamos que vamos ter que enfrentar a morte um dia, o que nos consola é saber que Ele ressucitou, e também nos ressuscitará para uma vida onde a morte não mais existirá.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CUIDANDO DA MENTE

Nossa mente é um campo de batalha. A guerra invisível está continuamente presente. Uma das armas usada nesta luta é o pensamento. Aquilo que nós pensamos tem poder para determinar nosso estado de espírito, o que reflete diretamente na nossa vida sobre a terra.

Pessoas que alimentam maus pensamentos estam fadadas ao fracasso. Autopiedade, egoísmo, ciúmes, invejas, intrigas, inimizades, derrotas, avareza, entre outras coisas conduzem o ser humano para uma história sem sentindo, triste e desprovida de verdadeiros amigos e principalmente da Presença de Deus.

Na Bíblia, mas precisamente em Filipenses 4:8, encontra se um conselho prático para trazer vitória neste combate: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento". O texto sugere que temos total controle sobre nossa mente e assim podemos seguir a instrução biblica de ocupar o pensamento com tudo o que é de boa fama, etc. Pessoas que alimentam pensamentos positivos tem uma qualidade de vida melhor.

Exercite sua fé sobre si mesmo, declarando com sua boca palavras de adoração ao Senhor. Isso vai transformar seu ambiente espiritual, criando um solo fértil, para que a Palavra do Senhor liberada a seu respeito posso produzir o fruto sazonado. Em fim, "Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra". Colossenses 3:2

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DÊ CRÉDITO A PALAVRA

A Bíblia não pode ser tratada como um livro comum, pois ela é uma coleção de livros extraordinários.  Os homens incomuns relatados em sua história foram hérois de verdade. Sempre que meditamos em suas mensagens sentimos uma motivação incomum brotar do nosso coração.

É possível ouvir a voz de Deus a falar ao seu espírito através da Bíblia. Esse processo de leitura e audição faz aumentar a nossa fé. Então crescemos em maturidade espiritual o suficiente para nos entregarmos aos planos de Deus sem medo ou reservas.

Só funciona na nossa vida aquilo que nós respeitamos, honramos e/ou amamos. Há quem prefira ser arrogante e desrespeitoso. Mas, geralmente, estas pessoas transmitem tristezas e magoas. E há também quem respeite a autoridade da Bíblia. Estas, geralmente, encontram a paz que o mundo não conhece (João 14:27).

Portanto dê à Palavra o crédito que ela merece, e espere com paciência os resultados que não tardarão em lhe alcançar.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

SALMO 119

O maior Salmo da Bíblia é dedicado à Palavra de Deus. Existem algumas dicas preciosas contidas neste salmo que podem ser perdidas se não forem lidas.

Se o Jovem guardar o seu caminho segundo os ensinos da Palavra, conservará puro o seu testemunho.

A Palavra ilumina suas decisões quando não sabes o que fazer.

A Palavra é preciosa, dura eternamente e manifesta esperança.

Leia o Salmo 119!!!

PALAVRA: INSPIRAÇÃO E ALIMENTO

A Palavra de Deus é a fonte de inspiração para a vida. O vázio inexplicável da existência humana pode muito bem ser preenchido pela Palavra. As desilusões da vida, as tristezas e augustias do coração persistem porque não focamos nossa fé naquilo que Deus diz. No entanto, ao vislumbrarmos os planos de Deus contidos na Bíblia, encontramos a motivação certa para sergir em frente. A expêriencia da leitura da Palavra vai inspira o serviço e o amor à vida, e fazer do seu leitor uma pessoa melhor.

A Palavra de Deus é o alimento para nosso espírito. Não é difícil encontrar quem se sinta fraco, desanimado e desencorajado. O problema é que muitos estão desnutridos espiritualmente por falta de alimentação adequada. Assim como o corpo precisa de comida, assim o espírito do homem precisa da Palavra. Crer na Bíblia vai fortalecer qualquer coração enfraquecido pelas guerras do dia a dia. Então somente creia.

E fica a dica: LEIA A BÍBLIA.

domingo, 28 de outubro de 2012

A FÉ QUE VENCE O MUNDO

Fé é o elemento fundamental e indispensável para todos aqueles que querem vencer o mundo. Os olhos naturais sempre vão enchergar o que é terreno. E a perspectiva terrena sempre será limitada, finita e destrutiva. Entretanto a Fé funciona como nossos olhos espirituais. E a perspectiva espiritual sempre será ilimitada, infinita e construtiva.

Usando a visão natural as atitudes do ser humano estarão limitadas ao que ele entente poder alcançar. Assim, muitos vive sem esperança de dias melhores por causa do sálario que ganha. Outros pensam em morrer, pois a família não é boa. O coração se enche de tristeza por causa de uma enfermidade inesperada. Enfim, várias situações que podem tentar nos fazer parar.

Pensando que estavamos no caminho certo, ficamos surpresos com um problema repentino. A Bíblia diz que "há caminho que ao homem parace direito, mas o fim são caminhos de morte" (Provérbios 14:12). É Preciso parar de olhar apenas com nossos olhos terrenos e começarmos a buscar a perpectiva de Deus para nós. A Bíblia também diz que os caminhos de Deus são mais altos do que os nossos, (Isaías 55:9). A ponte de ligação entre os meus caminhos e os caminhos de Deus é a Fé. Todos os dias nos encontramos com nescessidade de colocar a fé em ação. A Fé traz ao nosso coração o entendimento das coisas que o coração humano não pode entender. Pois, a Fé toca o sobrenatural de Deus para nós. Trata-se de um desafio. Jesus estava continuamento desafiando os discípulos a terem fé. Em face da tempestade ou da doença é preciso ter fé. Sem Fé eu caminharei nos meus planos. Com Fé caminharei nos planos do Eterno.

Pense bem sobre o que é melhor: depositar a fé na palavra de um homem qualquer, ou na Palavra de Deus? Quem aprendeu a usar os olhos espirituais saberá logo que a resposta certa é confiança total, plena e irrestrita na Palavra de Deus.